Ouça agora na Rádio

N Notícia

© AP Photo / Andre Penner

FOTO: © AP Photo / Andre Penner

Barragem da Vale pode se romper neste domingo

De acordo com a Vale, a barragem de Barão de Cocais (MG) pode romper entre os dias 19 e 25 de maio, informou Agência Brasil.

Informações Compartilhadas Sputnik Brasil

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) emitiu recomendação à mineradora para que a empresa adote "imediatamente" uma série de medidas para orientar a população de Barão de Cocais sobre os riscos do rompimento da barragem de mineração Sul Superior, da Mina de Gongo Soco. 

O MPMG foi informado pela própria Vale sobre o iminente rompimento anunciando "uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, passível de provocar a sua ruptura, gerando vibração capaz de ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região".

Nesta quinta-feira, o MPMG emitiu uma nota, na qual avisou que a Vale deve avisar a população "por meio de carros de som, jornais e rádios" e apresentar "informações claras, completas e verídicas" sobre a condição da barragem.

Além disso, segundo o Ministério Público, a empresa deve prestar "total apoio logístico, psicológico, médico, bem como insumos, alimentação, medicação, transporte e tudo que for necessário" às pessoas eventualmente atingidas.

A Vale também deverá manter posto de atendimento 24 horas nas proximidades dos centros das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo com "equipe multidisciplinar preparada para acolhimento, atendimento e atuação rápida e pronta a serviço dos cidadãos".

A Vale já revelou que realizará um simulado de evacuação em Barão de Cocais no próximo sábado, 18 de maio, às 15h, informou Agência Brasil.

FONTE: Sputnik Brasil
Link Notícia